terça-feira, 2 de setembro de 2008

Atitudes para a Conquista da Lealdade dos Clientes





* Tornar o primeiro contato inesquecível

A primeira vez que um cliente entra em contato com uma empresa deve ser mais do que um momento da verdade, mas um momento inesquecível, extremamente prazeroso e marcante. O primeiro contato deverá ser o início de um relacionamento duradouro e de lealdade, onde a confiança terá papel fundamental. Uma experiência desagradável irá afastar o futuro cliente para sempre.

* Facilitar a comunicação do cliente com a empresa

Diversas formas de comunicação com a empresa devem estar disponíveis ao cliente para que, a qualquer momento, ele possa receber o apoio necessário. Isso inclui cuidado com o tempo de espera e de retorno. Mesmo que você não resolva seu problema imediatamente, mostre a ele que está envolvido, buscando a solução mais adequada e que a solicitação dele não passou despercebida. Cumpra tudo o que prometer e seja rápido, atenda rápido e responda rápido.

* Desenvolver uma estratégia de comunicação com o cliente

A comunicação com o cliente deve ser planejada desde o contato inicial, objetivando obter informações e conhecê-lo cada vez mais. Estar sempre em contato com o cliente reforça o relacionamento e a confiança.
Faça-os perceber o tamanho da importância que a empresa lhes dedica. Escreva aos clientes especiais. A velha carta com o já batido "Sr. Fulano" ainda tem uma força incrível nas comunicações empresariais. E nada de utilizar "Sr(a)."; o cliente precisa saber que a empresa o conhece.

* Surpreender o cliente

Ofereça sempre ao cliente mais do que ele espera. Não deixe que saia de um momento da verdade apenas com o que esperava obter e jamais permita que saia insatisfeito.
E seja criativo, porque os clientes cansam e suas necessidades e desejos mudam. Ninguém se impressiona depois de receber a mesma "surpresa" pela segunda vez.

* Ouvir com cuidado, carinho e respeito.

Não apenas escute, mas ouça, ouça e ouça seus clientes, sem cansar. Utilize todas as formas de comunicação com os clientes para obter mais informações a seu respeito. Registre todas as suas reclamações e sugestões. Solucione seus problemas com atitudes firmes. Você não vai se arrepender de dedicar o máximo de tempo a isso.
Mas respeite o cliente, evitando irritá-lo ou prejudicar o relacionamento. O cliente deve ser levado a cooperar de forma espontânea e precisa ser recompensado com algum tipo de benefício. Se ele não perceber valor no fornecimento de informações, não mais contribuirá. Não se esqueça de que confiança é uma via de duas mãos

*Tratar clientes especiais de forma especial

Um cliente importante tem que saber de sua condição e deve ser tratado como tal. Chame-o pelo nome e procure lembrar-se de suas características mais usuais.
Não crie benefícios para todos os clientes da empresa, sem qualquer critério. Perde o significado. Para se sentir importante o cliente tem que saber que existem outros que não são tão importantes quanto ele.
Seu cliente só se sentirá importante quando sua importância for traduzida em vantagens concretas e mensuráveis. Ninguém quer gastar milhares de reais para ganhar um brinde de baixa qualidade e de pouco valor percebido.
O cliente especial deve carregar seu rótulo "pendurado no pescoço", para que todos saibam que ele é especial e sintam inveja.

* Investir na lealdade dos funcionários


Fonte:http://pecademissaoevatrabalhar.files.wordpress.com

Um comentário:

Rúbi@ Ferreir@ disse...

Fidelização de clientes é uma das melhores armas que uma empresa pode ter para combater seus concorrentes. Muitas vezes é através de seus clientes que uma empresa consegue expandir seus negócios.