terça-feira, 2 de setembro de 2008

Marketing e a missão de fidelizar clientes




Manter a fidelidade dos consumidores é um dos desafios impostos pela concorrência, são inúmeras empresas ofertando produtos similares e atuando sobre um público-alvo em comum, gerando a necessidade de cada organização em buscar aperfeiçoamentos constantemente.
Os fatores que irão fidelizar um consumidor são emotivos e racionais, atualmente o cliente pesquisa com seus amigos que marca adquirir, testa o produto e procura informações para descobrir se o produto atende aos seus desejos.
As escolhas realizadas pelos consumidores podem parecer muito mais emocionais, também existem emoções envolvidas no processo de escolha, mas a racionalização da emoção é um ponto que atualmente é muito presente.
Em mercados com inúmeros concorrentes a decisão por uma determinada marca torna-se muito mais racional, talvez em seu primeiro contato com a marca e o produto a influência seja emocional, como uma tradição de família ou mesmo o encanto com o produto.
Além de ter um bom aspecto visual, o produto necessita trazer muitas informações, ter uma percepção de valor para o cliente e atender aos seus desejos.
trata-se de se relacionar com o cliente de modo quase que pessoal, conhecendo seus hábitos de compra e preferências através de métodos demonstrativos, como pesquisas ou análises de comportamento. Desse modo, estreitam-se os laços entre comerciante e consumidor, aplicando a ele, uma comunicação direta e sem interferências, especificamente, sobre assuntos de seu interesse.
Se o que nos torna leais a nossos amigos e companheiros é o relacionamento baseado em emoções, a mesma premissa deve ser aplicada no relacionamento com clientes, dos quais se espera lealdade. Afinal, fidelidade não se compra, se conquista a longo prazo através de atitudes que transmitam confiança, respeito, cuidado, atenção e carinho com o outro.

Oferecer aos clientes um relacionamento prazeroso e de confiança é investir na conquista da lealdade desses clientes, levando-os a pensar duas vezes antes de experimentar outra marca.

Mas fidelização é um processo contínuo de conquista da lealdade, porque ninguém é fiel de vez em quando. Ou se é ou não é. E se uma empresa consegue manter seus clientes fiéis à sua marca, ela possui um diferencial competitivo que irá garantir sua sobrevivência.

Não há limites para a criatividade quando se está decidido a gerar novas idéias para ser diferente e melhor. Oferecer aos clientes algo inteiramente novo, que atenda às suas necessidades e exceda suas expectativas, e torne-os cegos e surdos às ações da concorrência deve ser o objetivo principal de qualquer programa de fidelidade.

Relacionar-se com seus clientes é ouvi-los, entendê-los e atendê-los, exatamente nessa ordem. Não é tão difícil. É apenas uma questão de carinho e atenção redobradas por quem garante a sua sobrevivência e a de sua empresa.

“ATENDA, SATISFAÇA E SURPREENDA!”

http://www.gerenciadordevendas.com.br/gerenciador/empresa/servicos/artigos/artigo_011.htm
http://www.portaldomarketing.com.br/Artigos1/Marketing_e_a_missao_de_fidelizar_clientes.htm07/06/2007

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem!
Um bom atendimento e a relação com os clientes deve ser o objetivo de uma empresa, que quer garantir a sobrevivencia e sucesso futuro

RONALDO DA SILVA COSTA disse...

parabéns!!
gostei muito , cheio de informações legais para o bom funcionamento numa empresa.